Sempre ouvimos falar: respeite os mais velhos, respeite seus pais, respeite meu jeito de ser, respeite minha dor, respeite meu silêncio, respeite minha decisão, respeite meu amor, respeite, respeite, respeite. Certo entendi tudo, mas o que é respeito?
Cresci em uma família em que o respeito as autoridades eram a base das nossas atitudes e isso claro influenciou muito meu carácter, no meu caso a autoridade máxima era meu avô Motta, figura distinta, que nos deixou em 2011 com 101 anos, lúcido, forte, alegre, e cheio de vida. Com certeza morrer não fazia parte dos seus planos, mas segundo ele mesmo falava “respeitava a vontade de Deus”. Neste caso o respeito soa como aceitação, obediência, confiança, capacidade de acreditar no amor do outro.
Mas como vemos hoje um mundo com tanta falta de respeito, me pergunto se as pessoas sabem o que é isso, o que é esse sentimento, essa atitude, essa capacidade.
Quando falamos respeitem os animais, queremos dizer: não maltrate, não torture, não machuque um ser vivo. Quando falamos respeitem as crianças, queremos dizer: não maltrate, não torture, não machuque um ser vivo, não humilhe. Respeito é um sentimento, uma atitude positiva de estima por uma pessoa, por um ser vivo, por uma religião, por uma nação.
Nos dicionários encontramos a seguinte definição: Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência, consideração, reverência.
Também não podemos esquecer que respeito é sinal de cuidado e de amor. Então não adianta profetizar aos quatro ventos que você deseja ser respeitado, compartilhar no Facebook todas as campanhas de proteção aos animais, demonstrar revolta contra impunidade do mundo, protestar sobre as injustiças no seu trabalho, e etc. Se você não tem respeito em seu coração.
Respeito com certeza é uma coisa muito séria, mas precisamos saber o que é realmente. E o mais importante, depois que descobrir o que é o respeito, avalie suas atitudes e veja se são compatíveis com as atitudes de respeito.
Beijos,
Renata Vasconcellos
Nenhum comentário:
Postar um comentário