setembro 02, 2012

Cinquenta tons



Eu li o livro e apesar de ter gostado de algumas partes, achei muito chato. Ainda não entendi porque tanto sucesso e badalação em torno do livro. Talvez a trilogia como um todo seja melhor. 
Vou explicar o termo “apesar de ter gostado”. Toda vez que acabo de ler um livro e muitas vezes durante a leitura, fico confabulando uma nota ou um critério para ele.  No caso da nota, penso no mínimo um e no máximo dez, já no caso  dos critérios, ruim, regular, bom e ótimo. 
O Livro Cinquenta tons de cinza da escritora EL James, me confundiu muito e durante a leitura do livro eu oscilava minha avaliação entre ruim, bom, regular, bom, ruim, bonzinho e assim foi até o final, minha filha ria muito, pois ela sempre me pergunta se estou gostando do livro que estou lendo e sempre dou notas e faço alguns comentários para ela. E no caso desse livro minha opinião um dia era “o livro é bom, estou gostando.” e no outro era “o livro é ruim, não estou gostando. Parece engraçado, mas fui assim até o final. Achei o texto fraco e confuso. De forma geral eu gostei do livro (é um romance) e também porque fiquei presa a ele e queria saber como seria o fim.

A história de amor entre os jovens Christian Grey e Anastácia Steele é confusa e com um começo cheio de altos e baixos. Eles se conhecem por acaso quando Anastácia vai entrevistá-lo  para o jornal da faculdade, ela não trabalha no jornal, mas aceita a tarefa para ajudar à amiga que está doente. Christian é bilionário, lindo, intenso e na minha opinião um poço de complicações. Anastácia é inteligente, trabalhadora, doce e um tanto ingênua. Eles tem mundos diferentes, sonhos diferentes, extravagâncias diferentes, mas um desejo em comum: estarem juntos. Apesar de tantas diferenças e das preferências estranhas do Sr. Grey, eles se apaixonam perdidamente. 
O amor é um terreno novo para os dois, Christian nunca havia amado antes, apesar dos quinze relacionamentos anteriores e mesmo mais experiente está atordoado com a intensidade do seu sentimento por Anastácia (Essa parte eu gostei).
Anastácia está em seu primeiro relacionamento, tudo é novidade, ama Christian assustadoramente, mas está em conflito e dividida entre o amor que sente por ele e as torturas e exigências que ele lhe impõe. 
Sobre o erotismo tão falado e comentado, concordo com os críticos que acharam um exagero a forma como o assunto foi abordado. 

Os dois próximos livros ainda não estão à venda. Vou ler os dois. Talvez no segundo e/ou no terceiro eu me encante mais.

Beijos,
Renata Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário